quinta-feira, 5 de março de 2015

Avatar: A Lenda de Aang - Livro Dois: Terra – Resenha Crítica

Água, terra, fogo... Ar! Seguindo com o projeto de contar nosso ponto de vista sobre a melhor série animada do novo milênio, eis que chega o livro dois da Lenda de Aang: O Último Dobrador de Ar. O capítulo da terra apresenta novos personagens, alguns bons, alguns ótimos, alguns péssimos, mas a verdade é que o quarteto inicial segue em boa forma e ainda ganha um novo elemento, alguém que chegou para se destacar e revolucionar o universo de Avatar, siga la pelota!
No segundo livro, Aang busca dominar a terra e o estado Avatar. (Divulgação)

Livro 2 – Terra

Lançamento – 2006

Episódios – 20

Vilã – Princesa Azula

Com o fim do Almirante Zhao, Aang, Sokka e Katara seguem seu rumo em busca de por fim a guerra dos cem anos, iniciando com a busca do garoto avatar pelo controle do seu estado avatar, um dos grandes problemas de Aang em sua vida. O Senhor do Fogo escolhe sua filha como a principal líder na busca pelo avatar, Azula não é nada carismática, sendo uma personagem bastante irritante no decorrer dos vinte episódios, além disso, ela recruta duas amigas que conseguem ser tão irritantes quanto ela... Até a terceira temporada.

Do outro lado da força, Zuko e tio Iroh ainda seguem em busca de prender Aang, mas o futuro guarda muitas surpresas para o príncipe renegado e o seu mestre. Após a vitória na Tribo da Água, Aang ruma para o Reino da Terra em busca de um mestre, é em Ba Sing Se que a temporada se desenrola, praticamente tudo vai acontecer na cidade mais afastada dentre todos os elementos. Ao chegar ao Reino da Terra, Aang, Sokka e Katara encontram a pessoa certa para ministrar a dobra da terra para Aang, o problema é que eles demoraram muito para perceber isso. Apesar de tudo, Toph foi o grande ganho da série no segundo livro, a “Bandida Cega” tem um carisma fora de série, sem falar do sensacional fato dela ser cega e conseguir ser a melhor dobradora de terra de todo o reino, Toph também foi a primeira pessoa a dobrar metal.

Ba Sing Se é realmente muito acolhedora, temos episódios que comprovam a simpatia de todos com a cidade que é manipulada pelos governantes. Tudo bem que o agora quarteto chega a cidade repleto de problemas, Appa havia sido sequestrado por dobradores de areia que o venderam para um grupo desconhecido (até o fim do livro), a cena de Aang desesperado a procura do bisão é uma das mais emocionantes da temporada. O dilema de uma cidade corrupta é envolvida a guerra promovida pela Nação do Fogo sobre os demais elementos, temos um roteiro espetacular em mais um livro produzido pela Nickelodeon.

Azula é a vilã mais detestável
 da série. (Divulgação)
Por fim, temos um desfecho bem surpreendente, na batalha final do Time Avatar contra Azula e sua trupe, somado aos soldados da terra, é apresentado por tio Iroh um novo mundo para Zuko, ele mostra o caminho certo para o sobrinho que, mesmo tendo convicção do que é certo, opta pelo lado obscuro, opta por voltar para casa, prende o tio e ajuda a sua irmã na luta contra Aang. No episódio final (As Encruzilhadas do Destino), vemos Aang quase dominar o Estado Avatar, graças a Azula e Zuko o garoto não consegue concluir com perfeição a dominação e acaba entre a vida e a morte, é tocante o empenho de Katara ao salvar o garoto da morte. Aquilo que eu disse que foi surpreende foi a tomada de Ba Sing Se pela Nação do Fogo, agora, o Avatar não tinha escola, teria que seguir até o Senhor do Fogo para por fim de uma vez por todas a guerra e as crueldades trazidas por ela. Antes disso, ele teria que aprender a dobra de fogo, mas qual dobrador de fogo em sã consciência seria capaz de ensinar a técnica para o principal inimigo da Nação?

É sem dúvidas a temporada mais consistente da série, ela mantém um foco sem permitir que fique cansativa, um dos pontos que atrapalharam demais o livro final, a aparição de Toph trouxe muitos ganhos ao Time Avatar e ao time de fãs, os ensinamentos de tio Iroh também contribuíram para a solidez da animação que contou com um universo fantástico de Ba Sing Se.

Top 3 – Episódios
3 – A Bandida Cega: Sexto episódio do segundo livro, A Bandida Cega apresenta Toph, uma das personagens mais espetaculares e importantes da série animada, sua importância é tão grande que segue em A Lenda de Korra (série que deu sequência ao universo Avatar). O episódio ainda conquistou o prêmio de Melhor Produção de Personagens em uma Série Animada, ou seja, não tem como duvidar da escolha por Toph.
2 – A Biblioteca: O décimo episódio do livro é o divisor de águas para a equipe Avatar, isso porque eles encontram uma biblioteca perdida que guarda as informações necessárias para que o grupo consiga entender o objetivo e por fim a grande guerra. Dentro da biblioteca, eles encontram um espírito perdido no mundo dos seres humanos, uma enorme coruja que guarda o local da ambição do ser humano. Além de toda a aventura na biblioteca, o episódio marcou o sequestro de Appa, a cena mais triste da temporada.
1 – As Encruzilhadas do Destino: O último episódio é sempre especial e o livro da terra também confirmou tais expectativas. Vimos um final surpreendente, vimos Aang entre a vida e a morte, vimos também a traição de Zuko contra seu tio e a união a Azula, Ba Sing Se foi tomada e só há uma forma do Reino da Terra conseguir recuperá-la, eles precisariam de Aang vivo e muito fortalecido, fato que só acontece no terceiro e último livro.
Top 3 – Personagens
3 – Appa: Sempre engraçado, Appa sempre foi fundamental ao grupo e, ao ser sequestrado o grupo passa a valorizá-lo ainda mais, prova disso é que a produção deu um episódio inteiro sobre a vida de Appa durante o sequestro, aliás, um dos bons episódios da temporada, mas o fato é que Appa foi um dos grandes destaques do livro, o nosso terceiro lugar.
2 – Tio Iroh: Iroh é aquela figura que sempre frequentará nossa lista e seus ensinamentos são ainda maiores no segundo livro, sua loja de chá é aquele lugar onde todos os fãs desejariam ir e a traição de Zuko para com o tio é o fato que revoltou não só a mim, Iroh é o personagem perfeito, o melhor de toda a série.
Toph foi o destaque da temporada. (Divulgação)
1 – Toph: Em sua primeira temporada na série, Toph chamou atenção e foi o grande destaque, a criança que evolui graças ao carisma, talento e convivência em grupo, sobressaindo dentre todos os outros, se tornando peça fundamental no grupo e na série.
Em mais uma temporada consistente, a produção superou as expectativas e mostrou que ainda é possível produzir algo tão espetacular como víamos no século passado, falta criatividade as demais, falta perseverança para não perder fôlego também. Avatar é aquilo que considero como série perfeita e o livro dois confirma isso a cada episódio. No próximo capítulo, retornarei com tudo o que aconteceu de melhor no terceiro e último livro do Último Dobrador de Ar, até a próxima!
Yip yip!

Confira também

Livro 1 – Água

Livro 3 – Fogo